A icônica Bandeira Azul é uma das certificações ecológicos voluntários mais reconhecidos no mundo, concedidos a praias, marinas e operadores de turismo de navegação sustentável. Para a Certificação Bandeira Azul, uma série de rigorosos critérios ambientais, educacionais, de segurança, de serviços e infraestrutura devem ser cumpridos e mantidos, perfazendo um total de 33 (trinta e três) itens. A elaboração do plano deve habilitar a Prefeitura Municipal na preparação, implementação das adequações e ações corretivas para atendimento dos critérios exigidos pela Foundation for Environmental Education (FEE) para a obtenção da Certificação Internacional Bandeira Azul, motivo pelo qual a Consultoria deve observar que os serviços poderão ocorrer em concomitância com as intervenções na orla de Stella Maris, Flamengo e Ipitanga.