A Prefeitura Municipal de Salvador recebeu um financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para o Programa Nacional de Desenvolvimento Turístico em Salvador – PRODETUR Salvador e pretende utilizar parte dos recursos para a seleção e contratação de serviços de consultoria para criação e implantação do Centro de Interpretação do Patrimônio - Complexo Casa da História de Salvador e Arquivo Público Municipal.

Os serviços de Consultoria (“os serviços”) compreendem: a elaboração da Concepção Estratégica, Mapeamento de Repertório (documentos, objetos, depoimentos, experiências, vivências, memória individuais e coletivas da comunidade), Plano Museológico, Projeto Museográfico e a Implantação do Centro de Interpretação do Patrimônio. Os serviços incluem a elaboração da proposta conceitual, programas e projetos executivos, além de todas as aquisições e acompanhamento do processo de implantação do novo equipamento cultural.

O Complexo Arquitetônico Casa de História de Salvador e Arquivo Público Municipal será conceituado como o Centro de Interpretação do Patrimônio da cidade do Salvador, com uma proposta voltada ao estímulo de novas leituras sobre os fatos históricos consolidados, na desconstrução de parâmetros interpretativos eurocêntricos sobre os povos originários e afrodescendentes, inserindo-os nas narrativas como sujeitos sociais plenos, evidenciando, notadamente, o legado da afro descendência e sua influência socioeconômica e cultural, na construção da identidade soteropolitana, baiana e brasileira, não apenas como força física, mas também como força intelectual.

O novo equipamento deverá ser referência na preservação de acervos, difusão cultural e interpretação do patrimônio, através de uma perspectiva inclusiva, integrativa, educacional e conectada com as novas tecnologias, a fim de propiciar variadas interligações entre os diversos conteúdos que compõem a nossa história, com destaque aos bens protegidos e reconhecidos de natureza material e imaterial, as demais expressões e equipamentos turísticos e culturais da cidade.

Seguindo essas premissas, o Centro de Interpretação do Patrimônio - Complexo Casa da História de Salvador e Arquivo Público Municipal, se posicionará como um ponto de conexão entre o passado e o futuro e um centro de acolhimento de turistas e visitantes. Visa estimular o processo de conexão emocional e intelectual do visitante ao patrimônio; comunicar a importância e o significado do patrimônio; estimular o sentimento de pertencimento; promover a mediação cultural; compartilhar conhecimentos, experiências, vivências e memórias; trabalhar para educar e conscientizar; propiciar a reflexão e o pensamento inclusivo; promover o reposicionamento histórico de Salvador da Bahia e do Brasil; promover o respeito pelas diferenças; criar oportunidades e impactos econômicos e sociais positivos.

Assim, reafirmando o compromisso com a valorização do patrimônio e promoção turístico-cultural de Salvador, primeira capital do Brasil, o Centro de Interpretação do Patrimônio, faz parte do conjunto ações de requalificação da região – Av. Miguel Calmon, a Casa da Música, Mercado Modelo e Praça Visconde de Cayru, e, juntamente com os Espaços Pierre Verger da Fotografia (Forte Santa Maria), o Espaço Carybé de Artes (Forte São Diogo), a Casa do Rio Vermelho, a Casa do Carnaval, dentre outros, integrará a uma nova rede de equipamentos culturais que, além de oferecer uma experiência turística inovadora e atual ao público visitante, impactará positivamente a paisagem urbana, mediante a restauração e recuperação de edifícios históricos, assim como a revitalização do seu entorno, fortalecendo ainda o movimento #vemprocentro, criado pela Prefeitura.

Cabe destacar que o Complexo Arquitetônico é composto por dois imóveis contíguos e interligados, sendo um destes um casarão histórico, em processo de restauro, e o outro, um edifício em construção, erguido especialmente para abrigar o Arquivo Público Municipal e compor o conjunto cultural. As edificações integram o “Conjunto Urbano e Arquitetônico da Cidade Baixa de Salvador” tombado pelo IPHAN e sob proteção rigorosa pela Lei Municipal nº 3.289/83. As obras em andamento serão concluídas no segundo semestre de 2021.

Os trabalhos serão realizados pela Contratada no prazo de 13 (meses) meses e em conformidade com as políticas do BID, GN 2350-9.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador convida as firmas consultoras elegíveis a manifestar o interesse em prestar os serviços solicitados. As firmas consultoras interessadas deverão fornecer informações que demonstrem que estão qualificadas para prestar os serviços (folhetos, descrição de serviços semelhantes executados, experiência em condições idênticas, corpo técnico adequado etc.).

Espera-se que as manifestações de interesse a serem apresentadas demonstrem experiência na elaboração e implantação de projetos similares; experiência com a cultura afro-brasileira, demonstrando compreensão da sua importância e influência; experiência no desenvolvimento de pesquisa e prospecção de itens de importância histórica, iconográfica e artística; experiência na elaboração de instrumento de planejamento estratégico, tático e operacional de instituições culturais e/ou museus; experiência na elaboração do Plano de Interpretação do Patrimônio; experiência na elaboração e/ou desenvolvimento de Projetos Expográficos contemporâneos e multimídia, em Museus e/ou Espaços Culturais.

A lista curta deve incluir seis firmas com ampla representação geográfica; não contendo mais de duas de cada país membro do Banco.

As firmas consultoras poderão associar-se com outras firmas na forma de uma joint venture ou por meio de subcontrato para melhorar as suas qualificações. Para efeito a formação da lista curta, a nacionalidade de uma empresa é a do país em que está legalmente constituída ou incorporada e, no caso de joint venture, será considerada a nacionalidade da empresa designada como representante (Líder do Consórcio).

A firma consultora será selecionada de acordo com Seleção Baseada na Qualidade e Custo – SBQC definido nas Políticas do BID. As Firmas Consultoras interessadas podem obter mais informações por meio do endereço eletrônico/e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

As Manifestações de Interesse deverão ser entregues na forma escrita (pessoalmente, por via postal ou correio eletrônico/e-mail) até o dia 31 de agosto de 2020 às 17h00 (hora Salvador), de acordo com os dados a seguir:

Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Salvador
Comissão Especial de Licitações
Márcio Peixoto Lima
Presidente da Comissão Especial de Licitações

Assunto: Seleção Baseada na Qualidade e Custo – SBQC (PROC 663/2020) – contratação de serviços de consultoria para criação e implantação do Centro de Interpretação do Patrimônio - Complexo Arquitetônico Casa da História de Salvador e Arquivo Público Municipal Endereço: Rua da Argentina, 341 - Comércio
CEP 40.310.110 - Salvador - Bahia - Brasil
Tel.: +55 71 3202-7660/7628
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Website: http://www.prodeturssa.salvador.ba.gov.br/index.php/licitacoes



Responsive image