As obras de requalificação do trecho de orla que vai de Stella Maris a Ipitanga, além da terceira etapa do Farol de Itapuã, foram foco de vistoria geral realizada nesta segunda-feira (5). O prefeito Bruno Reis esteve presente na ocasião, acompanhado da vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, e gestores municipais envolvidos nas intervenções.
Para o prefeito, as obras de requalificação vão ajudar Salvador a sair na frente na retomada econômica da cidade, principalmente na área de turismo, no pós-pandemia de Covid-19.
“Em Stella Maris, Ipitanga e Praia do Flamengo são cerca de 5km de trecho de orla onde estão sendo implantados piso intertravado, iluminação em LED, novo passeio e equipamentos de lazer, deixando essa área ainda mais bonita para quem mora aqui e para recebe”, disse Bruno Reis.
O investimento da Prefeitura nesta área é de R$40 milhões e a maioria dos recursos é proveniente do Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).
O projeto foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), com coordenação e execução da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).
De acordo com a Prefeitura, a requalificação de Stella Maris a Ipitanga prevê a mínima interferência na morfologia natural da área. A intenção é garantir a acessibilidade às áreas públicas e às praias, além do respeito ao meio ambiente e preservação das dunas do local. Os trabalhos devem ser finalizados no início do próximo semestre.
A obra também contempla a implantação de urbanização, infraestrutura urbana, iluminação pública e equipamentos urbanos, requalificação ambiental e tratamento paisagístico ao longo da área de intervenção. Em alguns trechos, o acesso por veículos se dará até bolsões de estacionamento que serão otimizados e ampliados, com pavimentação em blocos intertravados que possuem permeabilidade e geram menor impacto ao meio ambiente.
As intervenções urbanísticas no local envolvem a construção de quadras de futebol, de vôlei e poliesportiva, pistas de patins e de skate, espaços de convivência, espaço para ioga, parques infantis, centro de apoio ao surfista, sanitários públicos, quiosques e módulos de apoio aos salva-vidas, dentre outros. O projeto também prevê ciclovias segregadas para bicicletas, vias exclusivas de veículos e passeios para pedestres, além de trechos compartilhados e trilhas.
Foto: Valter Pontes